Cisgênero é o termo utilizado para descrever uma pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento. Ou seja, uma mulher ou um homem cis são aqueles cuja identidade de gênero corresponde ao que foi registrado em sua certidão de nascimento.
Por outro lado, quando uma pessoa não se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer, ela pode ser transgênero ou não binária. Uma mulher trans é alguém que foi designada como masculina ao nascer, mas se identifica e vive como mulher. Da mesma forma, um homem trans é aquele que foi designado como feminino ao nascer, mas se identifica e vive como homem.
A pessoa não binária, por sua vez, é alguém cuja identidade de gênero não se encaixa nas categorias tradicionais de masculino ou feminino. Essas pessoas podem se identificar com um gênero que está fora do binário homem/mulher, ou até mesmo não ter uma identidade de gênero fixa.
É importante entender que gênero e sexo são conceitos distintos. Sexo se refere às características físicas e biológicas, como órgãos genitais e cromossomos, enquanto gênero é uma construção social que diz respeito às identidades e papéis que uma sociedade atribui a diferentes sexos.
Portanto, cisgênero e binário referem-se à conformidade ou não conformidade com o gênero atribuído ao nascer, enquanto transgênero e não binário descrevem identidades de gênero que não se encaixam nesse modelo tradicional.
(Resposta: Uma pessoa cisgênero é aquela que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascimento, enquanto uma pessoa não binária é alguém cuja identidade de gênero não se encaixa nas categorias tradicionais de masculino ou feminino.)