O significado do prefixo “cis”.
No contexto dos estudos de gênero, a palavra “cis” é frequentemente utilizada como um prefixo. Mas afinal, o que significa esse termo? Contrariamente ao que muitos podem pensar, o “cis” não vem de um acrônimo de uma expressão coloquial. Na verdade, ele tem suas raízes no latim, onde o prefixo “cis” significa “do mesmo lado”.
Este prefixo tem uma aplicação mais ampla além dos estudos de gênero. Em diversos contextos linguísticos, encontramos o “cis” sendo utilizado para indicar algo que está “do mesmo lado” ou “do lado de cá”, em oposição ao prefixo “trans”, que indica algo “do outro lado” ou “do lado de lá”.
Por exemplo, na química, temos a cisão e a transposição de átomos ou moléculas, indicando se eles estão do mesmo lado da ligação ou em lados opostos. Na geografia, podemos falar de uma fronteira cisalpina, que se refere às terras do mesmo lado dos Alpes, em contraste com as terras “transalpinas”, do outro lado das montanhas.
Portanto, quando ouvimos falar do prefixo “cis” nos estudos de gênero, ele está sendo usado para descrever pessoas cuja identidade de gênero está alinhada com o sexo que lhes foi atribuído no nascimento. Por exemplo, uma pessoa cisgênero é aquela cuja identidade de gênero corresponde ao sexo que lhe foi designado ao nascer.
Assim, o “cis” nos estudos de gênero se refere à identidade de gênero alinhada com o sexo designado ao nascer, em contraposição ao “trans”, que indica uma identidade de gênero que difere do sexo atribuído ao nascer.
(Resposta: O prefixo “cis” significa “do mesmo lado” e é utilizado para descrever pessoas cuja identidade de gênero está alinhada com o sexo que lhes foi atribuído ao nascer, em contraposição ao “trans” que indica uma identidade de gênero diferente do sexo atribuído ao nascer.)