Na Recopa Sul-Americana de 2024, os jogos seguem um formato tradicional de mata-mata. As partidas são disputadas em ida e volta, o que significa que cada equipe joga uma vez em casa e outra como visitante. Não há vantagem por gol marcado fora de casa, portanto, o critério de desempate é o placar agregado, ou seja, a soma dos gols marcados nos dois jogos. Caso o placar agregado termine em empate, é realizada uma prorrogação de 30 minutos.
Durante a prorrogação, as equipes têm mais 30 minutos para buscar o gol que pode decidir a partida. Se ao final desse período ainda persistir o empate, a decisão do vencedor é feita por meio de disputa de pênaltis. Nesse momento, os jogadores enfrentam o desafio de converter suas cobranças para garantir a vitória de suas equipes e o título da Recopa Sul-Americana.
Portanto, a Recopa Sul-Americana de 2024 segue um formato de competição de mata-mata, com jogos disputados em ida e volta, prorrogação em caso de empate no placar agregado e decisão por pênaltis se o empate persistir após a prorrogação.
(Resposta: A Recopa Sul-Americana funciona com jogos em formato de mata-mata, disputados em ida e volta, com prorrogação e pênaltis em caso de empate.)