Qual é a função da B3?
A B3, anteriormente conhecida como Bolsa de Valores de São Paulo, é uma das principais bolsas de valores e de mercadorias do Brasil. Sua função abrange uma série de atividades essenciais para o funcionamento do mercado financeiro no país.
Entre as suas atribuições, a B3 está envolvida na criação e administração de sistemas de negociação, sendo o local onde ações e títulos de renda fixa corporativa são comprados e vendidos. Além disso, ela também lida com derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e commodities.
Não se limitando apenas à negociação, a B3 desempenha um papel fundamental na compensação e liquidação dessas transações. Isso significa que, uma vez que uma compra ou venda é realizada na B3, a empresa garante que o dinheiro e os ativos sejam entregues corretamente às partes envolvidas.
Outra função crucial da B3 é o depósito e registro dos ativos negociados. Isso garante a segurança e transparência do mercado, pois mantém um registro oficial de quem possui quais ativos.
Em suma, a B3 é responsável por facilitar e regular o mercado financeiro brasileiro. Ela fornece o ambiente e as regras necessárias para que os investidores e as empresas possam negociar de forma justa e segura.
(Resposta: A função da B3 é criar e administrar sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities.)

