De acordo com a teoria Valentiniana, o demiurgo foi criado a partir de Achamoth, também conhecida como he káta sophía ou sabedoria menor. Segundo essa linha de pensamento, Achamoth deu origem a três tipos distintos de substâncias: o espiritual (pneumatikoi), o animal (psychikoi) e o material (hylikoi). O demiurgo é classificado como pertencente ao segundo tipo, uma vez que é resultado da união entre Achamoth e a matéria.
A teoria Valentiniana é uma corrente de pensamento dentro do Cristianismo primitivo que apresenta uma visão complexa sobre a origem do universo e a natureza divina. Essa perspectiva, muitas vezes considerada heterodoxa, desenvolveu-se no século II e teve influência significativa sobre alguns grupos cristãos da época.
Achamoth é considerada uma figura central na cosmologia Valentiniana. Ela é retratada como uma emanação divina que, ao se afastar da plenitude do divino, desencadeia uma série de eventos que levam à criação do universo material. Essa criação, segundo a teoria, é marcada por uma série de processos complexos, incluindo a formação do demiurgo.
O demiurgo, neste contexto, é entendido como uma entidade intermediária entre o divino e o material. Ele é responsável pela formação do mundo físico, mas sua criação é vista como imperfeita e distante da plenitude divina. Essa concepção reflete uma visão dualista da realidade, na qual o material é considerado inferior ao espiritual.
Ao considerar a pergunta sobre quem criou o demiurgo, a resposta dentro da teoria Valentiniana seria que ele foi gerado a partir da união entre Achamoth e a matéria. Essa visão oferece uma interpretação peculiar da cosmologia cristã, destacando a complexidade das crenças e interpretações dentro do Cristianismo primitivo.
(Resposta: O demiurgo foi criado a partir da união entre Achamoth e a matéria, de acordo com a teoria Valentiniana.)