Qual é a teoria de Vygotsky defende?

Vygotsky (2007) é conhecido por sua teoria que enfatiza a interação social como peça fundamental no desenvolvimento humano. Segundo ele, o aprendizado de um indivíduo não pode ser separado do contexto histórico, social e cultural em que está imerso. Para adquirir conhecimento e se desenvolver, é necessário interagir com outros membros da espécie, com o ambiente e também com a cultura que o cerca.

Essa abordagem, muitas vezes chamada de teoria sociocultural, destaca a importância das relações sociais e da participação em atividades culturais e sociais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Vygotsky argumentava que os processos mentais superiores, como a linguagem, o pensamento e a resolução de problemas, são moldados pelas interações sociais e pelas experiências culturais.

De acordo com Vygotsky, o aprendizado acontece principalmente na “zona de desenvolvimento proximal”, que é a diferença entre o que a criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com a ajuda de um adulto ou de um par mais experiente. Nesse sentido, o papel do educador ou do ambiente educacional é crucial, pois eles podem fornecer o suporte necessário para que a criança alcance seu potencial máximo.

Em resumo, a teoria de Vygotsky defende que o aprendizado humano é fortemente influenciado pelas interações sociais, pelo contexto cultural e pelo ambiente em que a pessoa está inserida. Esses elementos não apenas moldam o conhecimento e as habilidades individuais, mas também contribuem para a construção da identidade e do pensamento do indivíduo.

(Resposta: A teoria de Vygotsky defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.)