Em determinados contextos linguísticos, é possível que os adjetivos sejam substantivados, isto é, assumam a função de substantivos independentes dentro de uma frase, representando o substantivo que está implícito e que eles qualificam. Essa ocorrência acontece quando o substantivo em questão não é explicitamente mencionado na frase, sendo então incumbência do adjetivo desempenhar esse papel de representação.
Por exemplo, em frases como “Os ricos vivem confortavelmente” ou “Os jovens estão mudando o mundo”, os adjetivos “ricos” e “jovens” estão sendo substantivados, representando implicitamente os substantivos que estão sendo qualificados, como “pessoas” ou “indivíduos”. Assim, esses adjetivos estão assumindo a função de substantivos na frase.
Esse fenômeno linguístico ocorre quando o contexto permite a identificação clara do substantivo omitido, tornando possível o entendimento do enunciado. A substantivação de adjetivos é uma ferramenta comum na língua portuguesa para economizar palavras e tornar a comunicação mais fluida e concisa.
Portanto, uma palavra substantivada é um adjetivo que assume a função de substantivo dentro de uma frase, representando implicitamente o substantivo que está sendo qualificado, mas que não é explicitamente mencionado.
(Resposta: Uma palavra substantivada é um adjetivo que assume a função de substantivo dentro de uma frase, representando implicitamente o substantivo que está sendo qualificado, mas que não é explicitamente mencionado.)