O Chevrolet Onix de primeira geração, também conhecido como Joy, saiu de linha no Brasil após 9 anos. A principal razão para a descontinuação do modelo foi a incompatibilidade do motor com as novas regras de emissão que entraram em vigor no país em 2022, o Proconve L7. A fabricante optou por não atualizar os sistemas de alimentação e escape de Joy e Joy Plus, o que poderia deixá-los em conformidade com os novos parâmetros de emissões. Assim, a Chevrolet decidiu concentrar todos os esforços de venda no Brasil na segunda geração do Onix e no sedan Onix Plus.
No entanto, os modelos Joy e Joy Plus continuam sendo produzidos em São Caetano do Sul (SP) para exportação, uma vez que outros países, como a Argentina, não têm regras de eficiência energética tão rigorosas. Isso significa que apesar de sair de linha no mercado interno brasileiro, o Onix Joy ainda está presente em países onde as normas de emissões são mais permissivas.
Portanto, a saída de linha do Onix Joy no Brasil se deu devido à falta de atualização do motor para atender às novas regras de emissão do Proconve L7, enquanto o modelo segue sendo produzido para exportação em países com regulamentações menos rígidas em termos de eficiência energética.
(Resposta: O Chevrolet Onix Joy saiu de linha no Brasil devido à incompatibilidade do motor com as novas regras de emissão, o Proconve L7, que entraram em vigor em 2022.)