Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo?
A conjugação verbal é uma das bases da gramática, especialmente em línguas como o português, que têm uma estrutura verbal complexa. Ela é responsável por expressar a ação verbal de acordo com quem a realiza, em que momento e de que maneira.
Quando falamos sobre um verbo conjugativo, estamos nos referindo a um tipo específico de verbo que pode sofrer flexões de acordo com as pessoas do discurso (eu, tu, ele, nós, vós, eles), tempos verbais (presente, passado, futuro) e modos verbais (indicativo, subjuntivo, imperativo). Em resumo, são verbos que se adaptam e se modificam para transmitir diferentes informações sobre a ação verbal.
Por exemplo, peguemos o verbo “amar”. Quando conjugamos esse verbo, dizemos:
- Eu amo
- Tu amas
- Ele/Ela ama
- Nós amamos
- Vós amais
- Eles/Elas amam
Cada uma dessas formas é uma conjugação do verbo “amar” para se adequar à pessoa que pratica a ação, seja singular ou plural, além de indicar o tempo e o modo da ação.
Então, em suma, um verbo conjugativo é aquele que pode mudar sua forma de acordo com a pessoa que o realiza, o tempo em que ocorre a ação e o modo como é realizada. É através da conjugação correta dos verbos que conseguimos expressar com precisão nossas ideias, dando sentido e coerência às nossas frases e textos.
(Resposta: Um verbo conjugativo é aquele que pode mudar sua forma de acordo com a pessoa que o realiza, o tempo em que ocorre a ação e o modo como é realizada.)