Quem emite CRI e CRA? Ao contrário das LCIs e LCAs, produtos de Renda Fixa que também estimulam os setores, mas são emitidas por instituições financeiras, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são emitidos por companhias securitizadoras.
Os CRIs e CRAs são instrumentos financeiros de renda fixa lastreados em créditos imobiliários e do agronegócio, respectivamente. Eles representam uma forma de as companhias securitizadoras levantarem recursos junto ao mercado de capitais. Por meio desses certificados, investidores podem direcionar seus recursos para o financiamento desses setores, recebendo, em contrapartida, pagamentos periódicos de juros.
A estrutura dos CRIs e CRAs envolve a cessão dos créditos imobiliários ou do agronegócio para a companhia securitizadora, que então emite os certificados lastreados nesses créditos. Dessa forma, quem adquire esses títulos está, indiretamente, investindo em empreendimentos imobiliários ou projetos do agronegócio.
Os CRIs e CRAs têm se mostrado atrativos para investidores que buscam diversificação de suas carteiras, uma vez que oferecem rendimentos geralmente superiores a outros investimentos de renda fixa tradicionais. No entanto, é importante ressaltar que, assim como qualquer investimento, eles também apresentam riscos, como o risco de crédito dos devedores dos recebíveis.
Portanto, para quem emite os CRIs e CRAs, são as companhias securitizadoras que assumem esse papel. São elas que fazem a estruturação e emissão desses certificados, conectando os investidores aos recebíveis dos setores imobiliário e do agronegócio.
(Resposta: Os CRIs e CRAs são emitidos por companhias securitizadoras.)