Um dos pontos importantes a considerar ao investir em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) é a garantia de Patrimônio de Afetação. Esta é uma segurança fundamental oferecida pelos CRIs, consistindo na separação dos imóveis que servem como garantia do recebimento dos aluguéis em um patrimônio separado e independente do patrimônio da securitizadora.
Essa medida tem a finalidade de proteger os imóveis em questão de possíveis problemas financeiros enfrentados pela securitizadora. Em outras palavras, mesmo que a securitizadora enfrente dificuldades econômicas, os imóveis afetados ao CRI permanecem resguardados, assegurando assim a continuidade dos pagamentos dos aluguéis aos investidores.
Esta garantia é uma forma de dar maior segurança aos investidores que adquirem CRIs, já que ela separa claramente os ativos ligados aos CRIs dos demais ativos da securitizadora. Isso significa que mesmo em caso de falência ou problemas financeiros da empresa emissora do CRI, os imóveis que lastreiam o investimento permanecem protegidos e os pagamentos continuam sendo realizados aos investidores.
(Resposta: A garantia de um CRI é o Patrimônio de Afetação, que consiste na separação dos imóveis objeto do recebimento dos aluguéis em um patrimônio separado e independente do patrimônio da securitizadora, protegendo os imóveis de possíveis problemas financeiros da securitizadora.)