Virar do avesso é uma expressão que muitas vezes é usada de forma figurativa para descrever algo que revela o oposto do que aparenta ser à primeira vista. Quando alguém ou algo é virado do avesso, isso implica em mostrar o lado oculto, muitas vezes menos agradável ou nobre.
Essa expressão pode ser aplicada em diferentes contextos, mas geralmente está relacionada à verdadeira essência ou caráter de algo ou alguém. Por exemplo, quando se diz que “Por trás daquela afabilidade, há um avesso ignóbil”, está-se sugerindo que apesar da pessoa aparentar ser afável e amigável, na realidade, seu caráter esconde algo desprezível ou de má índole.
Em outras palavras, virar do avesso é revelar o que está escondido, trazendo à luz aspectos que não são imediatamente visíveis. Isso pode ser aplicado tanto a pessoas quanto a situações, mostrando que nem sempre aquilo que vemos inicialmente é o que realmente é.
(Resposta: Virar do avesso significa revelar o lado oculto ou verdadeiro de algo ou alguém, muitas vezes mostrando um aspecto menos agradável ou nobre do que aparenta ser à primeira vista.)