Moradores das favelas elegem Netflix como streaming número um
Netflix ultrapassa o YouTube em reconhecimento e preferência nas favelas, segundo o estudo Tracking das Favelas.

O cenário do consumo digital nas favelas brasileiras acaba de mudar. O novo levantamento do Tracking das Favelas, realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social e divulgado com exclusividade pelo Meio & Mensagem, revelou que a Netflix ultrapassou o YouTube em awareness, tornando-se a marca de streaming mais lembrada e preferida entre os moradores dessas comunidades.
Por meses, o YouTube manteve a dianteira como porta de entrada do entretenimento digital nas favelas, mas os dados recentes mostram uma inversão. A Netflix não apenas superou a plataforma do Google em reconhecimento, como também manteve-se como a marca mais comprada e a que mais cresceu em intenção de compra ao longo do ano. O YouTube aparece logo em seguida, com estabilidade, enquanto o Globoplay segue avançando de forma gradual, ocupando posição de destaque no ranking.
Segundo o estudo, a Netflix também continua sendo a principal escolha quando o assunto é qualidade e confiança. Já o YouTube se mantém forte nos atributos de acessibilidade e inclusão, sendo considerado “para todos”, “fácil de encontrar” e presente na rotina das pessoas. Essa percepção mostra que ambas as marcas construíram relações complementares com o público das favelas — uma focada em excelência e experiência, a outra em conexão e representatividade.
Abaixo, o levantamento apresenta a percepção dos consumidores das favelas sobre as principais marcas de streaming:
Marca | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem qualidade | Eu admiro | É transparente |
|---|---|---|---|---|---|
Amazon | 20,2% | 17,9% | 25,0% | 18,4% | 17,0% |
Globoplay | 16,2% | 19,8% | 21,6% | 16,3% | 14,6% |
HBO Max | 15,1% | 13,9% | 18,2% | 14,4% | 11,5% |
Netflix | 41,2% | 43,4% | 49,4% | 41,8% | 37,4% |
YouTube | 39,9% | 44,6% | 45,1% | 44,2% | 37,4% |
Outro ponto relevante do estudo é a visão dos entrevistados sobre acessibilidade e identificação com as marcas:
Marca | É para todos | É fácil de encontrar | É sustentável | Facilita minha vida | Me identifico |
|---|---|---|---|---|---|
Amazon | 19,2% | 21,3% | 19,4% | 14,2% | 14,9% |
HBO Max | 14,6% | 13,9% | 10,5% | 8,6% | 9,6% |
Netflix | 39,3% | 40,4% | 33,1% | 31,5% | 35,9% |
YouTube | 50,2% | 50,2% | 39,8% | 43,0% | 40,0% |
Entre os fatores que impulsionaram a ascensão da Netflix está o investimento em produções locais, como a série Sintonia, que conquistou o público e reforçou o sentimento de representatividade dentro das favelas. Esse tipo de conteúdo aproxima a marca do público e fortalece o reconhecimento espontâneo.
A pesquisa, conduzida com 800 moradores de favelas brasileiras, segue uma metodologia rigorosa. Os participantes são selecionados por classe social, gênero, idade e região, e as respostas são validadas manualmente e automaticamente via aplicativo, com margem de erro de 3,5% e 95% de confiança.
Os resultados mostram que, embora o YouTube ainda lidere em popularidade e facilidade de acesso, a Netflix consolidou seu espaço ao associar sua imagem a qualidade, confiança e identidade local — elementos que hoje definem o novo padrão de consumo de streaming nas favelas do Brasil.





