Dirigir sem olhar: GM planeja carros autônomos para 2028

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A General Motors (GM) está desenvolvendo uma nova geração de veículos equipados com tecnologia de direção autônoma avançada. O destaque é o sistema “hands off, eyes off” que equipará o Cadillac Escalade IQ, com lançamento previsto para 2028. A montadora ambiciona que, com essa tecnologia, os motoristas possam, teoricamente, assistir a filmes enquanto o veículo se desloca em rodovias.

A empresa americana enfatiza que seu objetivo é entregar ao mercado uma tecnologia de direção autônoma confiável e escalável, pavimentando o caminho para a autonomia individual. A visão da GM é de carros que não apenas transportem, mas que também compreendam, adaptem-se e evoluam junto com as necessidades de seus usuários.

A abordagem da GM para a direção autônoma se diferencia de sistemas que utilizam apenas visão computacional. A empresa aposta na combinação de múltiplos sensores, integrando LiDAR, radar e câmeras para construir uma camada de percepção robusta. Dados de condução coletados no mundo real alimentam um modelo de tomada de decisão, enquanto simulações de alta fidelidade validam o desempenho do sistema em cenários raros ou potencialmente perigosos. Esse conjunto de tecnologias visa criar um sistema autônomo seguro, confiável e altamente eficiente, eliminando a necessidade de intervenção do motorista.

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O desenvolvimento dessa nova tecnologia se baseia na experiência adquirida com o Super Cruise, sistema de assistência ao motorista lançado em 2017, considerado o primeiro do mundo a permitir a condução sem as mãos. Atualmente, o Super Cruise está presente em 23 modelos de veículos e já contabilizou mais de 1,1 bilhão de quilômetros percorridos com o sistema ativado, sem acidentes atribuídos à sua operação.

A GM também se beneficia do conjunto de tecnologias da Cruise, que inclui sistemas de percepção multimodal, modelos de inteligência artificial (IA) treinados com base em mais de 8 milhões de quilômetros de direção autônoma e uma estrutura de simulação capaz de executar testes virtuais. Esses recursos impulsionam os programas de assistência ao motorista e autonomia da GM.

Além dos avanços na direção autônoma, a GM está incorporando IA conversacional em seus veículos, utilizando o Google Gemini para proporcionar interações mais naturais a partir do próximo ano. Essa tecnologia permitirá que os motoristas redijam e enviem mensagens, planejem rotas e obtenham informações contextuais, como a localização de pontos de recarga próximos a seus estabelecimentos favoritos.

A empresa planeja apresentar sua própria IA personalizada, adaptada às preferências individuais de cada veículo. Essa IA, conectada ao sistema OnStar, utilizará inteligência de bordo para fornecer informações relevantes e específicas, como necessidades de manutenção ou o momento ideal para iniciar uma rota. Com a permissão do motorista, a IA poderá auxiliar de diversas formas, explicando recursos do veículo, detectando problemas de manutenção, pré-condicionando o veículo antes de uma viagem ou recomendando restaurantes com base em preferências e rotas anteriores.

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A arquitetura da plataforma de computação centralizada da GM integra propulsão, direção, frenagem, infoentretenimento e segurança por meio de uma rede Ethernet de alta velocidade. Essa rede oferece um desempenho de IA até 35 vezes superior e uma largura de banda mil vezes maior em comparação com os sistemas anteriores da empresa.

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