Pequenos negócios sustentáveis ganham destaque na cop30

Compartilhe

Ações de sucesso voltadas para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios serão apresentadas durante a COP30. Programas, premiações e iniciativas do Centro de Sustentabilidade do Sebrae (CSS) que geram impactos positivos na qualidade de vida, preservação ambiental e economia local estarão em evidência.

No dia 13 de novembro, o Sebrae promoverá quatro painéis para demonstrar um conjunto diversificado de trabalhos, abrangendo desde a gestão eficiente de resíduos sólidos e educação ambiental, até práticas inovadoras de bioeconomia, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo sustentável.

Segundo um gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, a resiliência climática é fundamental para a economia dos pequenos negócios. A COP30 será uma plataforma importante para demonstrar como a resiliência climática e a economia circular têm fortalecido esses empreendimentos.

Resiliência climática se refere à capacidade de comunidades e economias se adaptarem e se recuperarem dos impactos das mudanças climáticas, minimizando danos e garantindo um desenvolvimento sustentável. A economia circular, por sua vez, é um sistema que visa diminuir o desperdício e o uso de recursos naturais, promovendo a reutilização, reparo, remanufatura e reciclagem de materiais.

Publicidade

O engajamento de prefeituras, organizações da sociedade civil, empreendedores e comunidades tem demonstrado que a agenda climática, quando alinhada ao desenvolvimento territorial, gera ações efetivas de combate à crise ambiental, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento da economia local.

Esforços locais, quando articulados de forma estratégica, podem gerar ganhos expressivos, como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a recuperação de áreas degradadas, o aumento da renda das famílias, a formalização de empreendedores e a mobilização comunitária em torno de causas ambientais.

As ações que contribuem com a resiliência climática e economia circular estão em curso em diversos municípios brasileiros, através de programas como Cidade Empreendedora, Territórios Empreendedores e o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Um total de 19 iniciativas alinhadas à pauta da sustentabilidade e às temáticas discutidas na COP 30 foram selecionadas.

Publicidade

Essas iniciativas farão parte de um catálogo digital, que será divulgado durante o evento. O mapeamento abrange 14 unidades da federação e contempla os seguintes eixos temáticos: resíduos sólidos, educação ambiental, recuperação ambiental e reflorestamento, turismo sustentável, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo sustentável, e governança e lideranças locais.

A COP30 representa uma oportunidade singular para o aperfeiçoamento do trabalho que já vem sendo desenvolvido, a partir da articulação com outras instituições que atuam nessa temática. A conexão com experiências internacionais potencializa ações que já estão em curso no Brasil, uma vez que podem ser replicadas em outros países.

O Sebrae lidera um movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Para os empreendedores interessados em ficar por dentro das oportunidades de negócios geradas pela realização da COP30, já é possível acessar um ambiente criado para os donos de pequenos negócios de todo o país. O portal Sebrae COP30 reúne conteúdos exclusivos para quem quer se preparar para as oportunidades que o evento trará e tornar seus negócios mais sustentáveis.

Fonte: agenciasebrae.com.br

Publicidade
Compartilhe