Oito em dez bancos brasileiros já adotam inteligência artificial
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) consolidou-se como uma prioridade estratégica para o setor bancário no Brasil. Dados recentes revelam que mais de 80% das instituições financeiras no país já implementaram essa tecnologia em suas operações, marcando um avanço significativo na adoção de soluções inovadoras.
Um levantamento recente aponta que a utilização da IA tem impulsionado a eficiência dos processos bancários, resultando em um aumento médio de 11,4% na produtividade das tarefas. Essa otimização é um dos principais atrativos para a crescente adesão à GenAI no setor.
As instituições financeiras demonstram otimismo em relação ao potencial da inteligência artificial e planejam expandir seus investimentos nessa área. A expectativa é de um aumento de 61% nos aportes direcionados a Inteligência Artificial, Analytics e Big Data, bem como um crescimento de 59% nos investimentos relacionados à migração para a Nuvem. Essa estratégia reflete o compromisso dos bancos em aprimorar a experiência do cliente e promover a inovação em seus serviços.
Além da IA, os bancos também estão priorizando investimentos em projetos regulatórios, com foco no Pix e no Open Finance. A projeção é de um aumento de 48% nos investimentos relacionados ao Pix e de 65% no Open Finance.
O orçamento total destinado à tecnologia em 2025 deverá atingir a marca de R$ 47,8 bilhões, representando um aumento de 13% em relação ao valor previsto para 2024. Em um horizonte de cinco anos, o crescimento dos investimentos em tecnologia no setor bancário brasileiro alcançou quase 60%.
A crescente demanda por profissionais de tecnologia no setor bancário também é um reflexo da transformação digital em curso. A expectativa é de um aumento de 15% nos postos de trabalho na área de TI em 2025. Atualmente, em média, 11% dos profissionais que atuam nos bancos são da área de TI, com destaque para as equipes de desenvolvimento, analytics e BI, e infraestrutura.
Paralelamente, empresas de tecnologia estão avançando no desenvolvimento de soluções de IA para o mercado financeiro. Um projeto em andamento visa a criação de modelos financeiros com inteligência artificial, com o objetivo de automatizar tarefas e otimizar processos em diversas áreas do setor.



