PND 2025: professores fazem prova inédita em todo o país hoje

Mais de um milhão de candidatos em todo o Brasil participam hoje da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) de 2025. O exame está sendo aplicado em 750 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da prova.
Apelidada de “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”, a PND visa se tornar uma importante ferramenta para o ingresso no magistério público brasileiro. A partir de 2026, as redes públicas de ensino terão a opção de utilizar as notas obtidas na prova como critério único ou complementar para a seleção de seus docentes.
O exame terá duração de 5 horas e 30 minutos, com conteúdo baseado na matriz de avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que desde 2024 tem foco nos cursos de formação docente. A prova é dividida em duas partes: formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à formação docente, e componente específico, com 50 questões de múltipla escolha voltadas ao conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura.
Os participantes devem apresentar um documento com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente. Os portões foram abertos às 12h, com fechamento às 13h e início da prova às 13h30, seguindo o horário de Brasília. O término está previsto para as 19h. O Cartão de Confirmação de Inscrição, contendo o local da prova, está disponível para consulta no Sistema PND.
Nesta edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, e 22 secretarias estaduais de educação aderiram voluntariamente à prova. O Ministério da Educação (MEC) espera que a PND incentive a realização de concursos públicos e o aumento do número de professores efetivos nas redes de ensino do país.
Entre os mais de um milhão de inscritos, há tanto estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação em 2025 quanto licenciados já formados que desejam ingressar no magistério da rede pública. São Paulo lidera o número de inscritos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. A área de pedagogia concentra o maior número de inscritos, seguida por letras – português, matemática e educação física.
A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que engloba ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.


