Paranaguá impulsiona exportação de frango no brasil

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) consolida sua liderança nas exportações de carne de frango congelada no Brasil. Até setembro, a TCP movimentou um total de 1,724 milhão de toneladas, assegurando 44% de participação no mercado nacional de exportação desse produto. Este volume representa o maior já registrado entre os terminais portuários do país.
Em agosto, a empresa registrou um de seus melhores desempenhos mensais, com a exportação de 228 mil toneladas de carne de frango. A retomada das importações do produto brasileiro nos principais mercados globais gera uma perspectiva otimista para o último trimestre do ano, e a TCP se diz preparada para atender os produtores com padrões elevados de qualidade e eficiência.
Entre janeiro e setembro, os principais destinos da carne de frango exportada pela TCP foram os Emirados Árabes Unidos, respondendo por 8,8% do total, seguidos pela China (8,2%), Japão (7,1%), África do Sul (7%) e México (6,5%).
A TCP destaca a grande demanda pela carne de frango produzida no Brasil. A empresa oferece um extenso portfólio de linhas marítimas entre os terminais portuários do país, com 25 escalas semanais e 21 serviços marítimos, proporcionando cobertura global e maior flexibilidade para os exportadores.
Apesar do desempenho positivo da TCP, as exportações brasileiras totais de carne de frango registraram um leve recuo. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações somaram 3,876 milhões de toneladas nos nove meses de 2025, uma queda de 1% em relação aos 3,917 milhões de toneladas no mesmo período de 2024. A receita, no entanto, atingiu US$ 7,166 bilhões.
Além do destaque na exportação de carne de frango, a TCP também alcançou o melhor resultado de sua história na movimentação de contêineres, totalizando 1.227.810 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) de janeiro a setembro de 2025, um aumento de 5% em comparação com o ano anterior.
Um dos segmentos de maior relevância na TCP é o de cargas refrigeradas (reefer), que apresentou um desempenho 7% superior ao de 2024, alcançando 106.275 contêineres no período. Este crescimento está relacionado à manutenção do bom desempenho das exportações de carne de frango e à conquista de novos clientes, principalmente no segmento de carne bovina.
Fonte: www.avisite.com.br



