Prêmio Sebrae de jornalismo anuncia os grandes finalistas da 12ª edição

A 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está prestes a revelar seus grandes vencedores. A cerimônia de premiação, marcada para o dia 4 de dezembro, coroará os melhores trabalhos jornalísticos focados no empreendedorismo brasileiro. Após rigorosas etapas de seleção, que incluíram fases estaduais e regionais, foram definidos os finalistas nacionais, representando a diversidade e o talento de 16 estados brasileiros: Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
O prêmio deste ano registrou um crescimento notável no número de inscrições, consolidando sua posição como a principal iniciativa de valorização do jornalismo empreendedor no país. Quase 3,5 mil trabalhos foram submetidos, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior e o terceiro recorde consecutivo da premiação.
A competição é aberta a profissionais e estudantes de comunicação, abrangendo quatro categorias principais para a imprensa profissional: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Além disso, a categoria especial Jornalismo Universitário visa incentivar a produção de conteúdo sobre empreendedorismo dentro das universidades, fomentando o interesse dos futuros jornalistas pelo tema.
A cerimônia de premiação nacional, que acontecerá em Brasília, promete ser um encontro inspirador entre jornalistas e estudantes de todo o Brasil. Durante o evento, serão anunciados os vencedores de cada categoria, culminando com a revelação do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, que será concedido ao melhor trabalho dentre os primeiros colocados nas categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
Os vencedores nacionais, além do reconhecimento e do prestígio do prêmio, receberão notebooks e celulares de última geração como incentivo à continuidade da produção jornalística de alta qualidade sobre o cenário empreendedor brasileiro.
Entre os finalistas da categoria Jornalismo em Texto, destacam-se reportagens como “À sombra dos muros: o comércio que se estrutura ao redor da Papuda” do Correio Braziliense, “Compostagem no Brasil: com quantos baldinhos se faz uma revolução?” de O Eco, e “Refugiado venezuelano transforma pedras em sustento, cria coletivo amazônico e quer levar o artesanato de RR à COP-30” do Política Macuxi.
Na categoria Jornalismo em Áudio, concorrem trabalhos como “Com auxílio do Sebrae, tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás” da CBN Goiânia e “Do amém ao licor: O “ora et labora” da economia do sagrado na capital baiana” da Rádio Antena 1 Salvador.
Entre os finalistas da categoria Jornalismo em Vídeo, destacam-se “Apanhadores de flores criam pequenos negócios na Serra do Espinhaço” da Globo Rural e “Iniciativa usa o caroço do açaí para filtrar a água em comunidades ribeirinhas” do Bom Dia Brasil – TV Globo/Rede Amazônica.
A categoria Fotojornalismo tem como finalistas trabalhos como “DO SUL: tradições artesanais pantaneiras atravessam gerações e preservam identidade cultural de MS” do Top Mídia News e “Tradição protege árvores e garante produção de borracha sustentável no ES” de A Gazeta.
Na categoria Jornalismo Universitário, concorrem reportagens como “Café com Afeto – O protagonismo feminino que aquece Goiânia” da Universidade Federal de Goiás e “Mulheres geram renda, empreendem, inovam, preservam a cultura e revigoram o cerrado tocantinense” da Universidade Federal do Tocantins.
Fonte: agenciasebrae.com.br




