Byd surpreende com mini carro elétrico racco para o japão

Compartilhe

A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, mira no mercado japonês com o lançamento de um modelo inédito: o Racco, seu primeiro kei car. A apresentação ocorreu antes da abertura oficial do Salão do Automóvel de Tóquio 2025, revelando uma estratégia específica para atender às demandas do público japonês.

O Racco foi projetado para se encaixar na categoria de kei cars, que privilegia veículos extremamente compactos e eficientes para uso urbano. Com dimensões que respeitam o limite máximo estabelecido, o veículo possui até 3,40 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 2,00 m de altura.

O design do Racco reflete a estética dos minicarros japoneses, apresentando uma carroceria alta e quadrada, portas traseiras deslizantes e um teto com efeito flutuante. A parte frontal se destaca pela grade fechada e faróis em formato de cápsula, complementados por uma assinatura em LED de dois níveis e luzes de seta integradas.

Publicidade

A praticidade é um ponto forte do Racco, com portas traseiras corrediças que facilitam o acesso ao interior. As rodas posicionadas nos extremos da carroceria maximizam o espaço interno, permitindo que a cabine acomode até quatro passageiros. O acabamento interno é simples, mas funcional.

Equipado com uma bateria LFP (lítio-ferrofosfato) de 20 kWh, o Racco oferece uma autonomia de aproximadamente 180 km no ciclo japonês WLTC. O modelo suporta recarga rápida em corrente contínua de até 100 kW e possui bomba de calor para climatização.

A BYD planeja iniciar as reservas do Racco em 2026, com um preço inicial estimado em 2,6 milhões de ienes, o equivalente a cerca de US$ 17 mil. A marca iniciou suas operações no Japão em 2023, com os modelos Dolphin, Seal, Atto 3 (Yuan Plus) e, mais recentemente, o Sealion 7. A expectativa é que a rede de concessionárias da BYD no país alcance 100 pontos de venda até o final do ano.

Compartilhe