Inss inicia pagamentos de outubro, mas nem todos recebem agora

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao cronograma de pagamentos dos benefícios referentes ao mês de outubro de 2025. A programação escalonada abrange uma ampla gama de segurados, incluindo aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílios como o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão incluídos neste ciclo de pagamentos.
O INSS divide os segurados em dois grupos principais, com diferentes datas de recebimento. Essa divisão é baseada no valor do benefício mensal. Aqueles que recebem até um salário mínimo compõem o primeiro grupo, enquanto o segundo grupo é formado por aqueles que recebem acima desse valor.
O calendário de pagamentos para quem recebe até um salário mínimo teve início em outubro e segue até o final do mês. Os depósitos são feitos de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário, sem considerar o dígito verificador.
Já os segurados que recebem acima de um salário mínimo terão seus benefícios creditados somente em novembro. As datas de pagamento também seguem a ordem do número final do NIS, excluindo o dígito verificador.
É importante ressaltar que todos os beneficiários têm acesso ao extrato de pagamento, onde podem verificar o valor a ser recebido, a data do depósito e eventuais descontos aplicados. O extrato pode ser consultado através do site ou aplicativo Meu INSS, utilizando login e senha da conta Gov.br. Além disso, a Central de Atendimento do INSS, no número 135, também está disponível para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre os pagamentos. O atendimento telefônico funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Fonte: oantagonista.com.br




