Reserva federal pondera expansão do balanço para garantir liquidez

Compartilhe

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) pode precisar expandir seu balanço patrimonial em breve para assegurar liquidez suficiente nos mercados financeiros. A declaração foi feita por um importante membro da Fed, que ressaltou a necessidade de avaliar o nível de reservas e iniciar compras graduais de ativos para manter um patamar adequado.

O responsável enfatizou que essa gestão de reservas não deve ser interpretada como uma alteração na política monetária da Fed. Atualmente, a redução do balanço, iniciada em junho de 2022, tem transcorrido conforme o planejado.

Durante a pandemia, a Fed, assim como outros bancos centrais globais, elevou as reservas a um nível considerado “muito acima do amplo” com o objetivo de restaurar o funcionamento dos mercados. Em junho de 2022, iniciou-se o processo de redução para um “nível amplo de reservas”.

Publicidade

As participações da Fed em títulos diminuíram de um pico de US$8,5 trilhões em 2022 para US$6,250 trilhões atualmente. A Fed controla o nível das suas taxas de juros e outras taxas de curto prazo por meio de suas reservas.

A instituição calcula antecipadamente uma oferta de reservas que seja suficientemente ampla para cobrir a demanda na maioria dos dias. A recente volatilidade nos mercados de acordos de recompra de dívida (repos) indica que as reservas caíram para níveis que tornam necessário que a Fed compre em breve um montante moderado de títulos para abastecer os mercados de empréstimos de um dia a níveis adequados.

A Fed pode precisar comprar títulos e considerar reduzir a duração média de suas participações em dívida. O próximo passo na estratégia de balanço será avaliar quando o nível das reservas atingir um nível suficiente. Então será o momento de iniciar o processo de compras graduais de ativos, que manterá um nível de reservas amplo.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Publicidade
Compartilhe