Governo trump “enrola” o brasil, afirma sócio da spx capital
Negociações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos estagnaram mesmo após encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em outubro, na Malásia. A avaliação é de Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital, que acredita que o governo americano está “enrolando” o Brasil.
A declaração foi feita a jornalistas após sua participação em um painel na Conferência MBA Brasil 2025, realizada em Boston, EUA. Segundo o gestor, a ausência de avanços concretos demonstra essa postura.
“Acho que a administração do Trump está enrolando o Brasil. Tanto é que nada aconteceu. Se você pegar as sanções ao ministro do Supremo, elas continuam lá. Se você perguntar sobre as tarifas, todas continuam lá”, afirmou Xavier.
As tensões entre os dois países se intensificaram após a aplicação de sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por parte dos EUA, com base na Lei Magnitsky. As tarifas impostas por Trump sobre importações brasileiras também permanecem em vigor.
Para Xavier, a justificativa de que o Brasil está negociando não se sustenta. “Acho que a gente está é sendo enrolado, para falar a verdade”, declarou. Ele sugere que a relação tensa pode estar relacionada à aproximação do Brasil com a China, considerada um parceiro estratégico.
“Acho que Trump quer afastar um pouco os chineses do Brasil justamente por conta dessa guerra entre China e Estados Unidos”, complementou.
Rogério Xavier participou da quarta edição da Conferência MBA Brasil, que reuniu 300 estudantes brasileiros no MIT Media Lab em Boston. O evento abordou temas como inteligência artificial, transformações do mercado, sustentabilidade e transformação digital.





