Sebrae impulsiona inclusão de pequenos negócios em metas climáticas globais na cop30

Compartilhe

O Sebrae, entidade que apoia 23,6 milhões de pequenos negócios no Brasil, formalizou um compromisso para engajar governos de todo o mundo na capacitação de micro e pequenas empresas em temas relacionados às mudanças climáticas. A iniciativa é fruto de uma parceria com a We Mean Business Coalition e a SME Climate Hub. O documento foi apresentado a líderes globais durante a COP30, realizada em Belém, no Pará.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a ação climática efetiva depende da colaboração entre formuladores de políticas, grandes empresas, instituições financeiras e, crucialmente, pequenos negócios. Ele enfatizou a importância de capacitar as MPEs para que contribuam para o desenvolvimento de uma nova economia de carbono zero.

Dados da iniciativa revelam que as pequenas e médias empresas representam 90% de todos os negócios no mundo, contribuindo com mais de 50% do Produto Interno Bruto global. Essa relevância as torna atores fundamentais na agenda climática. No entanto, uma pesquisa recente da SME Climate Hub indicou que 80% dos entrevistados relataram falta de apoio governamental ou desconhecimento sobre incentivos disponíveis, evidenciando barreiras que impedem o setor de adotar medidas para se adaptar a um modelo de economia mais sustentável.

O documento global propõe um conjunto de políticas públicas prioritárias para integrar as MPEs ao esforço de redução de emissões de carbono, divididas em quatro eixos principais:

Publicidade

Garantir que as estruturas políticas permitam o engajamento dos pequenos negócios, reconhecendo-os como um grupo distinto e crucial para a ação climática.
Contribuir e promover casos de sucesso.
Promover um caminho simplificado e orientação centralizada para a ação climática e adaptação.
Mobilizar financiamento verde acessível.

Além do Sebrae, o documento conta com o apoio de diversas instituições globais, como o International Trade Centre (ONU/OMC), SME United, B Lab, Aspen Network of Development Entrepreneurs, Centre for Climate Engagement (Universidade de Cambridge), Global Climate Finance Forum, Green Transformation and Sustainability Network, Giki, Global Business Inroads e o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável).

A We Mean Business Coalition auxilia pequenas e médias empresas na adoção de medidas climáticas, oferecendo ferramentas gratuitas como calculadoras de emissões e recursos para reduzir o impacto ambiental. A SME Climate Hub, por sua vez, é uma iniciativa global que visa capacitar as MPEs a tomar ações climáticas e construir negócios resilientes para o futuro.

Publicidade

O Sebrae marca presença na COP30 com um estande na Green Zone, transformando o espaço em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade brasileira. O local funciona como vitrine de inovação, espaço de diálogo e networking, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando líderes, investidores e empreendedores. A programação inclui conteúdo, cultura e atrações como webséries, documentários, apresentações culturais e degustações com ingredientes regionais. O Sebrae também instalou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone) no Parque Belém Porto Futuro, e realiza ativações urbanas na capital paraense.

Fonte: agenciasebrae.com.br

Compartilhe