Pnd 2025: candidatos já podem consultar resultado dos pedidos de reaplicação

Compartilhe

Candidatos que solicitaram a reaplicação da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) já podem verificar o resultado da análise feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A consulta está disponível no site do Sistema PND.

A reaplicação do exame está agendada para o dia 30 de novembro. A possibilidade de solicitar a reaplicação foi concedida àqueles que não puderam realizar a prova na data original devido a problemas logísticos.

Adicionalmente, participantes de nove locais onde a aplicação regular da prova foi cancelada pelo Inep estão automaticamente inscritos para a reaplicação. A decisão de invalidar a aplicação original, ocorrida em 26 de outubro, foi motivada por irregularidades que comprometiam a imparcialidade e a isonomia do exame, incluindo superlotação e condições inadequadas.

Publicidade

Os locais onde a reaplicação será obrigatória são: IEMA Pleno Rio Anil em São Luís (MA); Escola Estadual Professor Guilherme Hallais França em Vespasiano (MG); ECI E.F.M Maria de Lourdes Araújo em Santa Rita (PB); Unaerp Guarujá em Guarujá (SP); EE Pastor João Nunes em Guarulhos (SP); EE Dr. Celso Gama em Santo André (SP); e EE Brigadeiro Gavião Peixoto, Emef Antonia e Artur Begbil, e EE Deputado Geraldino dos Santos em São Paulo (SP).

Um novo Cartão de Confirmação de Inscrição, contendo o número de inscrição, local, data e hora da reaplicação, será disponibilizado posteriormente no Sistema PND para os participantes com pedidos aprovados.

No dia 11 de novembro, também foram divulgados os gabaritos finais da aplicação regular da PND 2025, após análise de recursos referentes à versão preliminar dos gabaritos e ao padrão de resposta da questão discursiva. Os gabaritos da reaplicação serão divulgados no site do Inep a partir de 1º de dezembro.

Para os candidatos aprovados para a reaplicação, o resultado válido será exclusivamente o obtido na nova prova. O Inep esclarece que o resultado da aplicação regular não será divulgado para aqueles que farão a reaplicação, e o resultado daqueles que realizaram a prova nos locais onde a PND foi invalidada também será invalidado.

Publicidade

A Prova Nacional Docente, idealizada pelo Ministério da Educação (MEC), não é uma certificação ou concurso, mas sim uma ferramenta para avaliar o conhecimento e a formação de futuros professores, auxiliando estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino. O MEC busca, através da PND, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos. A prova, que será anual, integra o programa Mais Professores para o Brasil, voltado ao reconhecimento e qualificação do magistério.

Compartilhe