Assista: ac/dc toca clássico “jailbreak” após mais de três décadas
O AC/DC surpreendeu os fãs em Melbourne, Austrália, na noite de quarta-feira, ao dar início à etapa australiana da turnê “Power Up” no Melbourne Cricket Ground. Marcando o primeiro show da banda em solo australiano desde 2015, o evento se tornou memorável com o resgate de um clássico do seu vasto repertório: “Jailbreak”. A música não era executada ao vivo desde 1991, proporcionando um momento único para os presentes.
“Jailbreak” teve seu lançamento original como single na Inglaterra e Austrália em 1976, integrando a edição australiana do álbum “Dirty Deeds Done Dirt Cheap”. Nos Estados Unidos, a faixa só se tornou disponível em 1984, com o lançamento do álbum “’74 Jailbreak”. A canção sempre foi um destaque nas apresentações da banda durante a era de Bon Scott, e Brian Johnson também a interpretou na turnê “Flick of the Switch” em 1985. No entanto, desde 16 de novembro de 1991, quando o AC/DC encerrou a turnê mundial “The Razor’s Edge” em Auckland, Nova Zelândia, a música havia ficado de fora dos setlists.
A turnê “Power Up” tem como objetivo principal promover o álbum homônimo, lançado em 2020. No entanto, a banda optou por incluir apenas duas faixas desse disco nos shows: “Demon Fire” e “Shot in the Dark”. O restante do repertório é composto por canções consagradas de toda a sua trajetória. O show conta com um total de 21 músicas, sendo 12 da era Bon Scott e nove da fase Brian Johnson.
Antes do lançamento de “Power Up”, pairavam dúvidas sobre o retorno de Brian Johnson aos palcos com o AC/DC, devido a seus problemas de audição. Em 2016, ele precisou se afastar da turnê por recomendação médica, e Axl Rose, do Guns N’ Roses, assumiu o seu lugar para concluir as apresentações, o que causou surpresa em muitos fãs.
“Quando você analisa os diferentes cenários, nenhum deles era a melhor opção”, declarou o guitarrista Angus Young em 2020. “Você pensa, ‘Devemos cancelar?’ Depois teríamos as outras questões, as coisas jurídicas e tudo mais. Recebemos sugestões da direção. ‘Talvez se você tentar montar algo que você possa conseguir…’ Havia uma lista de pessoas que poderiam substituir. Do nada, Axl Rose entrou em contato e disse que poderia ajudar, o que foi ótimo.”
Brian Johnson também expressou seus sentimentos sobre a situação: “Eu mesmo não me senti muito bem com a coisa toda. Mas isso foi naquela época. Com todas as bandas e coisas, há pequenos obstáculos no caminho”.
Graças ao tempo longe dos palcos e a um novo e sofisticado dispositivo auditivo intra-auricular, Johnson conseguiu retornar ao AC/DC para a criação de “Power Up”. A turnê teve início em maio de 2024 com uma nova formação, incluindo o baterista Matt Laug e o baixista Chris Chaney.
A etapa de 2025 se encerra em 18 de dezembro em Brisbane, e a banda seguirá para a América do Sul em fevereiro de 2026. Uma nova fase em estádios nos Estados Unidos terá início em 11 de julho de 2026, em Charlotte, Carolina do Norte, com a companhia do Pretty Reckless em todos os shows, encerrando em 29 de setembro na Filadélfia.
