Prefeitura de fortaleza abre concurso com vagas para pedagogos

Compartilhe

A Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, lançou edital para preenchimento de 32 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de nível superior, com 25 vagas destinadas a pedagogos e 7 para terapeutas ocupacionais.

Os candidatos aprovados serão alocados no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando em regime de trabalho que varia de 30 a 40 horas semanais. A remuneração oferecida é de R$ 2.949,77.

O período de inscrição estará aberto a partir das 14h do dia 12 de novembro, estendendo-se até as 23h59 do dia 14 de dezembro de 2025. Os interessados deverão realizar a inscrição exclusivamente via internet, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 120,00. O prazo limite para o pagamento da taxa é o dia 16 de dezembro.

A seleção dos candidatos será feita por meio de prova objetiva, agendada para o dia 18 de janeiro de 2026, e análise curricular. A prova objetiva abrangerá questões de língua portuguesa, o marco regulatório do SUAS, legislação social e conhecimentos complementares.

Publicidade

No bloco de língua portuguesa, serão cobrados conteúdos como interpretação de texto, gramática, ortografia, acentuação, flexão nominal e verbal, emprego das classes de palavras, pronomes, verbos, concordância verbal, crase, pontuação, sintaxe e semântica.

O bloco sobre o marco regulatório do SUAS incluirá a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS), a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS) e resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

A legislação social abrangerá o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei Maria da Penha e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Publicidade

Os conhecimentos complementares exigirão dos candidatos a capacidade de propor intervenções na área, abrangendo planejamento estratégico, planos, programas, projetos e atividades de trabalho, além de técnicas de intervenção individual e coletiva, trabalho social com famílias, relações interpessoais, compromisso ético e a elaboração de documentos oficiais.

Para concorrer às vagas de pedagogo, é necessário possuir graduação completa em Pedagogia e registro no conselho competente.

Compartilhe