Concurso idema rn: lista de aprovados finalmente divulgada

Compartilhe

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA RN) acaba de homologar o resultado final de seu concurso público. A seleção permanecerá válida por dois anos, até novembro de 2027, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O Instituto AOCP foi o responsável pela organização do concurso, que ofereceu 180 vagas de nível superior. As oportunidades foram para os cargos de Analista Ambiental (113 vagas), Analista Administrativo (27 vagas) e Fiscal Ambiental (40 vagas), todos com remuneração inicial de R$ 5.118,52.

A expectativa é que os novos servidores substituam os atuais agentes que atuam de forma precária, por meio de bolsa de pesquisa. As nomeações estão previstas para o início de 2026.

Publicidade

O IDEMA RN, resultado da união entre a Fundação Instituto de Desenvolvimento do RN (IDEC) e a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA), foi criado em 1974. O órgão é responsável por formular, coordenar, executar e supervisionar a política estadual de preservação, conservação, uso racional e recuperação dos recursos ambientais. Além disso, fiscaliza o cumprimento das normas de proteção, controle, utilização e recuperação dos recursos ambientais, aplicando as penalidades cabíveis.

A trajetória do concurso incluiu a formação de comissões, assinatura de acordo com o MPC/RN, definição de nova comissão para elaboração do projeto básico, criação de cargos de nível superior por lei complementar, homologação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), autorização pela Governadora e publicação do edital.

O concurso foi composto por provas objetivas e de redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório. As provas objetivas tiveram duração de 5 horas e foram compostas por 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre conhecimentos gerais e específicos. Para ser aprovado, o candidato não podia zerar nenhum caderno de área do conhecimento e precisava obter um percentual mínimo de acertos tanto na soma dos cadernos de conhecimentos gerais quanto na soma dos cadernos de conhecimentos específicos, além de um percentual mínimo no total da prova. A prova discursiva consistiu na elaboração de um estudo de caso para os cargos de Analista Ambiental, Fiscal Ambiental e Analista Administrativo (exceto para a especialidade de Jornalismo, que exigiu a elaboração de um texto jornalístico).

Compartilhe