Ar frio surpreende e derruba temperaturas no sul e sudeste

Compartilhe

Uma massa de ar frio atípica promete derrubar as temperaturas em diversas regiões do Brasil a partir desta terça-feira (18), trazendo um clima mais característico do inverno para o Sul e Sudeste. A incursão de ar frio segue a passagem de uma frente fria que já provocou tempestades severas no Sul do país.

Em Porto Alegre (RS), o forte temporal de domingo (16) causou transtornos significativos, com o aeroporto sendo fechado e rajadas de vento que se aproximaram dos 100 km/h. A Defesa Civil registrou inúmeros incidentes, incluindo quedas de árvores e estruturas, bloqueando o trânsito em diversos pontos da cidade e deixando milhares de pessoas sem energia elétrica.

Agora, a massa de ar frio intensificará a sensação de frio, com as regiões serranas do Sul e Sudeste registrando temperaturas mínimas inferiores a 10°C. Na Serra Catarinense e na região da Campanha, no Rio Grande do Sul, as temperaturas podem atingir entre 8°C e 9°C. Nos demais estados do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (exceto a região norte), as mínimas variarão entre 8°C e 15°C. No Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas, previstas entre 15°C e 17°C, ficarão até 7°C abaixo da média para o período.

A partir de quarta-feira (19), o frio se intensifica nas serras do Sul e avança em direção ao Sudeste e ao Centro do país. A previsão aponta para uma temperatura mínima de 7°C na região entre São Joaquim e Urubici, em Santa Catarina, e 10°C na Serra Catarinense e no centro-sul do Paraná.

Publicidade

Em São Paulo capital, a mínima prevista para quinta-feira (20) é de 15°C, enquanto na Serra da Mantiqueira, entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, as áreas mais elevadas e inabitadas podem registrar apenas 5°C.

Entre o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Minas Gerais, as mínimas ficarão entre 14°C e 17°C, representando uma queda de 4°C a 8°C em relação à média para esta época do ano.

A partir de quarta-feira (19), a amplitude térmica será grande, com manhãs geladas e tardes quentes na maior parte do centro-sul do Brasil. Na faixa leste do Sul e Sudeste, as temperaturas serão mais amenas, em torno de 23°C, enquanto nas demais áreas, a sensação será de calor, com temperaturas ultrapassando os 30°C.

Publicidade

Embora as menores temperaturas sejam esperadas no Sul e Sudeste, o Centro-Oeste deverá apresentar as maiores anomalias térmicas, com desvios de até 8°C abaixo da média climatológica. A chegada da frente fria ao Nordeste, entre quarta e quinta-feira, traz alerta para acumulados de chuva em torno de 100 mm na Bahia, podendo causar transtornos na Região Metropolitana de Salvador, que já enfrenta problemas devido às chuvas acima da média neste mês. Em áreas do Tocantins e Piauí, a chuva pode se aproximar dos 80 mm.

Fonte: www.tempo.com

Compartilhe