Trajano, brunet e freixo visitam espaço do sebrae na cop30

Em meio à movimentação intensa de delegações, especialistas e público na Green Zone da COP30, o estande do Sebrae tem se destacado como um ponto de encontro da bioeconomia brasileira. O espaço, que combina inovação, cultura e experiências sensoriais, atraiu a atenção de figuras importantes do cenário nacional, como Luiza Helena Trajano, Luiza Brunet e Marcelo Freixo, além de empresários, líderes e gestores públicos interessados nas soluções que o Sebrae apresenta para fortalecer os pequenos negócios no contexto da agenda climática.
Luiza Helena Trajano, empresária de renome, elogiou a curadoria do espaço e o protagonismo dos pequenos negócios na COP30. Ela destacou a importância da visibilidade dada aos pequenos empreendedores e o foco na biodiversidade. “Sou fã do Sebrae há muitos anos”, afirmou.
A atriz, empresária e ativista Luiza Brunet visitou a BioMarket, demonstrando interesse particular por biocosméticos e pela cadeia produtiva que envolve empreendedoras. Ela experimentou produtos da Sintropia Cosméticos Naturais, uma pequena empresa de São Luís (MA) apoiada pelo Sebrae, que desenvolve fórmulas com ingredientes da flora brasileira. Brunet enfatizou a importância de iniciativas que envolvem mulheres em situação vulnerável na coleta de insumos, transformando-os em produtos de grande valor. “É muito bonito ver histórias como a dessa empreendedora”, comentou. Ela também ressaltou a riqueza da cultura, da gastronomia, do artesanato e dos biomas brasileiros. “Sou uma mulher 100% brasileira e fico muito feliz de ver essa riqueza representada aqui”, completou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também prestigiou o estande, onde experimentou suco de cupuaçu e cafés com Indicação Geográfica. Ele ressaltou o potencial turístico e gastronômico associado à bioeconomia.
Thadeu Junqueira, gerente de Inovação Aberta e Fomento da Natura, considera a presença do Sebrae na COP30 um avanço importante na integração do ecossistema brasileiro de inovação. Ele destacou a necessidade de acelerar e promover a colaboração nesse ecossistema.
A loja Brasil BioMarket, presente na COP30, tem como objetivo projetar negócios que unem sustentabilidade e impacto social, ampliando a renda e a visibilidade de empreendedores de 22 estados. A loja oferece mais de mil produtos de 250 pequenos negócios dos seis biomas brasileiros e está presente tanto na Green Zone (aberta ao público), quanto na En-Zone, espaço do Sebrae dedicado ao empreendedorismo.
O Sebrae marcou presença na COP30 com um estande de 400 m² na Green Zone, transformando-o em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. O espaço funciona como uma vitrine de inovação e cultura, além de promover o diálogo e o networking, com sala de reuniões, auditório e uma loja colaborativa de produtos da bioeconomia. A programação do Sebrae na COP30 inclui exibições de webséries e documentários, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais.
Fonte: agenciasebrae.com.br

