Enem 2025: três questões anuladas após suspeitas de vazamento

Compartilhe

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terá três questões anuladas, conforme comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18). A decisão foi tomada pela equipe técnica do Inep após identificar similaridades entre questões que circularam na internet e as presentes na prova oficial, aplicada nos dias 9 e 16 de novembro para mais de 4 milhões de candidatos.

De acordo com o Inep, a análise foi motivada por relatos de “antecipação de questões similares” às do Enem 2025. A equipe técnica, responsável pela montagem das provas, avaliou as circunstâncias e decidiu pela anulação dos três itens aplicados no exame.

A suspeita de vazamento ganhou força após a repercussão nas redes sociais de um vídeo de uma transmissão ao vivo, veiculado dias antes da aplicação do segundo dia de provas, no último domingo (16). A partir das imagens, o Inep reconheceu “similaridades pontuais” com os itens da prova. No entanto, o órgão assegura que nenhuma questão foi apresentada integralmente como na edição de 2025 do exame.

Publicidade

Diante da situação, o Inep acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a divulgação das questões. O objetivo é apurar a conduta e autoria na divulgação das questões, responsabilizando os envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela publicização indevida de questões sigilosas. As investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da Polícia Federal, já que as provas são consideradas um serviço federal de interesse público.

O Enem é coordenado pelo Inep, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Para a elaboração e correção do Enem, o Inep utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um modelo estatístico que considera a particularidade de cada questão. Essa metodologia exige que os itens sejam pré-testados com grupos de estudantes antes de serem incluídos na prova, a fim de calibrar o nível de dificuldade de cada questão.

Todos os itens aprovados nos pré-testes são incluídos no Banco Nacional de Itens, que reúne as questões utilizadas para elaborar as edições do exame. O Inep afirma que adota diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem.

Apesar da possibilidade de eventual vazamento de questões, o Inep reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025. O instituto garante que os processos de elaboração e aplicação do exame envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas.

Publicidade
Compartilhe