Inovação automotiva: brasil busca liderança na transição energética

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, marcando o retorno do evento após sete anos de ausência. A cerimônia de abertura ocorreu nesta quinta-feira (20) na capital paulista, e o evento estará aberto ao público de 22 a 30 de novembro no Distrito Anhembi, zona Norte da cidade.

Lula ressaltou a importância do salão como um catalisador para o desenvolvimento e a inovação brasileira no contexto da transição energética global. Ele defendeu que o país deve assumir a liderança nesse setor, investindo em conhecimento e infraestrutura para competir globalmente.

“Precisamos garantir que nenhum país do mundo hoje possa competir conosco quando se trata de inovação para transição energética. Nós ainda não sabemos fazer a bateria? Vamos aprender. Nós ainda não sabemos cuidar da terra rara? Vamos aprender”, afirmou o presidente, enfatizando a necessidade de aproveitar os recursos, o conhecimento científico e o potencial empresarial do país.

O presidente ainda adicionou que a história da indústria automobilística será marcada entre antes e depois desse salão do automóvel, e levou essa pauta para a reunião do G20, na África do Sul.

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O retorno do Salão do Automóvel coincide com um período de retomada da produção nacional e de aumento dos investimentos em inovação por parte da indústria automobilística. O setor se comprometeu a investir R$ 140 bilhões no Brasil até 2033, com foco em pesquisa e desenvolvimento, descarbonização e segurança veicular, de acordo com o governo federal.

Segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, este é o maior plano de modernização já anunciado pelo setor, impulsionado pelo programa Mover, do governo. Os investimentos se concentram em eletrificação, eficiência energética, conectividade e novas plataformas de produção.

Igor Calvet, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), destacou a retomada da confiança e da capacidade de inovação do Brasil. Ele lembrou que o Salão acompanhou momentos cruciais da história automotiva brasileira, como o surgimento do proálcool e dos veículos flex, e agora se prepara para a era dos híbridos e elétricos.

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Entre as marcas confirmadas no evento, estão BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, GM Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa.

Thiago Braga Ferreira, gerente executivo do Salão do Automóvel, enfatizou que esta edição simboliza o reencontro do público com o evento, que sempre representou a paixão dos brasileiros por carros, tecnologia e inovação. Mais de 300 veículos estarão em exposição, com uma programação que inclui experiências imersivas e interativas.

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