Twitch banida para menores de 16 anos na austrália a partir de dezembro

A Austrália implementará, a partir de 10 de dezembro, uma nova legislação que obriga plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok a removerem usuários menores de 16 anos de suas plataformas. O não cumprimento desta norma poderá resultar em multas significativas, alcançando quase 28 milhões de euros (equivalente a 49,5 milhões de dólares australianos).
A agência governamental australiana responsável pela segurança eletrônica anunciou que a Twitch, empresa americana inicialmente focada em transmissões de jogos, mas que expandiu seu conteúdo para diversos gêneros de transmissões ao vivo, se enquadra nos critérios para a proibição.
Segundo o regulador, a plataforma possui “funcionalidades concebidas para incentivar a interação dos utilizadores, nomeadamente através de conteúdos ao vivo”, sendo este um dos motivos para a restrição.
Enquanto Pinterest, LegoPlay e Whatsapp foram excluídos da proibição, outras plataformas permanecem sob análise.
A Twitch informa que aproximadamente 70% de seus usuários têm entre 18 e 34 anos, mas não divulga dados específicos sobre a quantidade de usuários mais jovens. A plataforma já proíbe o uso por indivíduos com menos de 13 anos.
Empresas de tecnologia expressaram preocupações com a nova legislação, descrevendo-a como “vaga, problemática e precipitada”.
A medida australiana, considerada uma das mais rigorosas do mundo, está sendo observada por outros países que buscam regulamentar o acesso a essas plataformas.
Fonte: www.noticiasaominuto.com



