Mídia do carro no controle total? segurança veicular pode mudar as regras

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A crescente tendência de telas multimídia controlando praticamente todas as funções nos veículos mais modernos, especialmente os de origem chinesa, está sob avaliação do Latin NCAP, entidade independente que avalia a segurança veicular na América Latina. A organização, conhecida por testar airbags e avaliar riscos de colisão, agora foca nas telas que substituem os controles físicos tradicionais.

A preocupação central é que essa migração para telas touch, que comandam desde o velocímetro até o ar-condicionado, pode colocar o motorista em uma situação de risco. O Latin NCAP considera penalizar as montadoras que adotam esse tipo de sistema de controle interno, visando a segurança dos condutores.

Segundo Alejandro Furas, diretor-geral do Latin NCAP, a instituição considera esses sistemas prejudiciais, pois todos os comandos touch, sem contato físico, geram distrações. Veículos com essas características serão avaliados e potencialmente penalizados.

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Atualmente, o Latin NCAP avalia a segurança de crianças, adultos e pedestres em relação aos carros de passeio fabricados na região, dividindo a análise em proteção de adultos, de crianças, de pedestres e assistências nativas. Para analisar as mídias centrais, o órgão planeja criar uma quinta área de estudo focada na percepção, buscando entender como a operação do carro e outras variáveis podem interferir na segurança de motoristas e passageiros. O objetivo é calcular as variáveis que podem colocar o motorista em risco.

Exemplos de veículos com sistemas que preocupam o Latin NCAP incluem modelos onde o velocímetro está integrado à central multimídia, forçando o motorista a desviar o olhar da estrada. Outros exemplos incluem a configuração de retrovisores por meio de joysticks digitais e o sistema Adas também configurado na central multimídia, presente em muitos veículos de origem chinesa, que permitem ao condutor desativar assistências importantes, como alerta de saída de faixa e detector de placas. O Latin NCAP defende que, se um recurso do Adas for desativado, ele deve estar ativo ao ligar o carro novamente, idealmente nunca estando completamente desligado.

O Latin NCAP anunciou um novo protocolo com validade a partir de 1º de janeiro de 2026, que tornará mais difícil para os veículos obterem as cinco estrelas da organização. A partir de 2028, para alcançar esse nível de avaliação, os carros precisarão ter de série itens como controle eletrônico de estabilidade (ESC), aviso de cinto de segurança (SBR), sensor de ponto cego (BSD) e assistente automático de velocidade (ACC).

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