Ibama resgata fauna silvestre e autua professor por fraude no sispass
Operação do Ibama Resgata Animais e Investiga Fraude em Mato Grosso
Uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres, denominada Gênesis, foi deflagrada pelo Ibama na segunda-feira (24), na região de Barra do Garças, em Mato Grosso, e cidades vizinhas na divisa com Goiás. A ação resultou no resgate de 59 animais silvestres e na autuação de um professor universitário, acusado de tentar fraudar o SisPass (Sistema de Monitoramento de Criação Amadora de Pássaros) em 32 ocasiões ao longo de 2024. A área é considerada um ponto estratégico para o escoamento ilegal de espécies capturadas na natureza.
A operação, desencadeada a partir de uma denúncia, mobilizou agentes do Ibama em duas frentes de investigação. Em uma fazenda, os fiscais encontraram diversos psitacídeos mantidos ilegalmente, incluindo araras-canindé, papagaios-verdadeiros, papagaios-do-mangue e maracanãs-da-cara-amarela. Constatou-se que alguns dos animais estavam acorrentados ou confinados em gaiolas trancadas, sem a devida licença ambiental. Cinco dessas aves constam na lista da Cites II, uma convenção internacional que visa coibir o comércio de espécies ameaçadas de extinção. Diante da ausência de autorização para a posse dos animais, todos foram apreendidos.
A segunda frente de atuação da operação Gênesis teve como alvo a residência de um professor universitário, que já estava sob investigação administrativa por suspeitas de irregularidades. No local, os fiscais confirmaram as suspeitas. O SisPass registrou diversas tentativas de transferência de aves consideradas inconsistentes, anilhas incompatíveis e manipulação de dados, com o objetivo de legalizar aves de origem ilegal. O professor, que já estava com o cadastro suspenso no sistema, foi flagrado mantendo pássaros sem a devida licença ativa. Ele foi autuado com base no artigo 79 do Decreto 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.
Os 59 animais resgatados na operação foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado em Brasília. No local, os animais passarão por triagem e receberão os cuidados veterinários necessários para a sua recuperação. Durante a operação, um guaxinim-neotrópico, também conhecido como mão-pelada, foi solto em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) no estado do Mato Grosso, após passar por um período de reabilitação. O Ibama reforça que denúncias de maus-tratos ou tráfico de fauna silvestre podem ser realizadas por meio do número 0800 061 8080.



