Semana termina com chuvas fortes e queda de temperatura

Compartilhe

A semana se encerra com a chegada de uma frente fria que promete mudar o cenário climático em diversas regiões do Brasil. O Sul do país sentirá o impacto mais imediato, enquanto parte do Sudeste enfrenta a possibilidade de temporais, exigindo atenção redobrada.

No Sul, a chegada de uma frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical de intensidade fraca, impactará o Rio Grande do Sul. A expectativa é de que as chuvas se concentrem no litoral, na metade leste do estado gaúcho e na região metropolitana de Porto Alegre. As instabilidades também se estenderão ao litoral e leste de Santa Catarina e do Paraná, provocando pancadas de chuva de intensidade moderada, com possibilidade de se tornarem mais fortes em alguns momentos. Apesar da mudança no tempo, as temperaturas devem permanecer elevadas na maior parte da região.

A região Sudeste também deve se preparar para instabilidades. Minas Gerais, principalmente no norte, interior, sul, leste e zona da mata, além do norte, nordeste e leste de São Paulo, devem registrar pancadas de chuva devido à combinação de calor, umidade e perturbações atmosféricas. No norte mineiro, há um risco maior de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de temporais. Já no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a previsão é de que a chuva ganhe força a partir de sábado.

Publicidade

No Centro-Oeste, as pancadas de chuva devem persistir em grande parte de Mato Grosso, além do norte e oeste de Goiás, com tendência a se espalharem ao longo do dia. A partir da tarde, novas instabilidades devem avançar pelo oeste e norte de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de pancadas moderadas, resultado da umidade vinda da região Norte e de perturbações na atmosfera local. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul e no sul e sudeste de Goiás, o tempo deve permanecer mais estável, com baixa umidade relativa do ar. As temperaturas permanecem altas em toda a região.

O Nordeste também terá variações climáticas. A metade sul do Maranhão e do Piauí, juntamente com o oeste e sul da Bahia, devem enfrentar pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de temporais em algumas localidades. No restante da região, o tempo permanece mais firme, com predomínio de sol e temperaturas elevadas.

Na região Norte, grande parte do Amazonas deve registrar pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com possibilidade de temporais no interior do estado. No centro-sul e oeste do Pará, além do Tocantins, as instabilidades devem persistir e ganhar força em algumas áreas, incluindo Rondônia. Por outro lado, no norte e nordeste do Pará e no sul do Amapá, o tempo deve se manter mais aberto ao longo do dia.

Compartilhe