Micro e pequenas empresas impulsionam a criação de empregos no brasil em outubro

Compartilhe

Micro e pequenas empresas (MPEs) protagonizaram a geração de empregos no país em outubro, absorvendo quase a totalidade da mão de obra contratada. O segmento foi responsável pela formalização de aproximadamente 83,4 mil postos de trabalho, representando 98% do total de novas contratações. No geral, o Brasil criou 85,1 mil vagas no período.

Segundo dados apurados, o desempenho das micro e pequenas empresas na geração de empregos demonstra a força do segmento como motor da economia nacional, impulsionando a criação de riqueza, promovendo a inclusão social e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

O levantamento aponta ainda que, mesmo enfrentando desafios em um mercado complexo, os empreendedores persistem em seus objetivos e fomentam o crescimento do país.

Publicidade

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, as MPEs contrataram 1,23 milhão de pessoas com carteira assinada. Este número já ultrapassa o total de registros realizados em todo o ano anterior, quando foram contabilizadas 1,22 milhão de contratações. Tal desempenho reflete, em parte, o impacto de políticas econômicas voltadas para a abertura de novos mercados e para a implementação de ações que visam aprimorar as condições de vida da população.

Em outubro, o setor de Serviços se destacou como o principal gerador de novos postos de trabalho entre as MPEs, com a contratação de mais de 47 mil pessoas. Em seguida, o Comércio registrou 25 mil novas vagas, e a Construção Civil preencheu 8,7 mil postos.

O cenário positivo no mercado de trabalho também se reflete na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que revelou uma contínua queda na taxa de desemprego no país. O índice de desocupação no trimestre encerrado em outubro atingiu 5,4%, o menor resultado desde 2012. Em comparação com o trimestre de maio a julho, a taxa recuou 0,2 ponto percentual. Em relação ao trimestre encerrado em outubro do ano anterior, a queda foi de 0,8 ponto percentual.

Fonte: agenciasebrae.com.br

Publicidade
Compartilhe