Americanas nomeia sebastien durchon como novo cfo
A Americanas anunciou a substituição de sua diretora financeira (CFO) e de relações com investidores, Camille Loyo Faria, por Sebastien Durchon. A mudança ocorre quase três anos após a vinda à tona de inconsistências contábeis que impactaram significativamente a empresa. Durchon, que já atuava como vice-presidente financeiro da Americanas desde agosto, assume o cargo a partir desta segunda-feira.
Com uma trajetória de 27 anos na área de finanças e reestruturação, Durchon traz consigo experiências em auditoria, consultoria e no setor varejista. Anteriormente, trabalhou na auditoria Mazars e na consultoria Consomind. Teve um papel relevante no Carrefour, liderando o IPO da empresa no Brasil e a integração do Grupo Big. Entre 2023 e 2024, ele foi CFO e CEO do Dia.
A Americanas expressou confiança em Durchon para dar continuidade ao plano de reposicionamento estratégico da empresa. Segundo comunicado, o foco será no crescimento, na eficiência e na rentabilidade, buscando fortalecer as relações com clientes, fornecedores e bancos.
Camille Loyo Faria, que ocupou o cargo em um período crítico para a Americanas, permanecerá na empresa como assessora, colaborando em temas relacionados à recuperação judicial e na condução de processos competitivos para a venda de ativos relevantes. Faria desempenhou um papel fundamental na reconstrução da equipe financeira da Americanas, após as revelações da fraude, e na reformulação das demonstrações financeiras desde 2020. Além disso, liderou as negociações no processo de recuperação judicial, que reduziu a dívida da empresa de mais de R$ 42 bilhões para menos de R$ 2 bilhões.
Antes de sua passagem pela Americanas, Camille Faria atuou como CFO da TIM Brasil (2021-23) e da Oi (2019-21), além de ter trabalhado nos bancos de investimento BofA (2015-19) e Bradesco BBI (2013-15).


