Gm produzirá captiva ev elétrica no ceará já em janeiro

Compartilhe

A General Motors (GM) revelou planos para iniciar a produção do utilitário esportivo elétrico Captiva EV no Ceará a partir de janeiro. O anúncio aconteceu em um evento que marcou também o começo da montagem do Spark, o primeiro veículo elétrico da GM no Brasil, na cidade de Horizonte, Ceará.

Os veículos serão montados na Planta Automotiva do Ceará (Pace), uma fábrica multimarcas operada pela Comexport, empresa que anteriormente produzia veículos da antiga marca Troller. Segundo a GM, a escolha da Pace para a montagem dos veículos elétricos representa “uma solução eficiente para volumes iniciais”.

A montadora americana, que já possui fábricas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, destacou que este modelo de produção preserva a racionalidade econômica, assegura a eficiência operacional e garante a flexibilidade necessária para ampliar a produção conforme a evolução do mercado.

Publicidade

Durante a cerimônia, Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Pace e sócio da Comexport, também anunciou um investimento de R$ 500 milhões em pesquisa e desenvolvimento na fábrica cearense. Teixeira salientou a importância de tornar a indústria automotiva brasileira mais relevante e inovadora em um dos mercados mais importantes do mundo.

O anúncio da produção no Ceará já havia sido feito em setembro. A fase inicial do projeto consiste na montagem de kits de peças importadas, na modalidade SKD (Semi Knocked-Down). O governo do Ceará manifestou a expectativa de que o Spark seja integralmente fabricado no país. A GM projeta a produção de 8.800 unidades do Spark em 2026.

O Captiva EV representa o quinto lançamento da GM no Brasil neste ano. De acordo com a montadora, o veículo possui uma autonomia de 304 quilômetros com uma carga de bateria. O modelo, com preço estimado em torno de R$ 200 mil, será destinado a mercados estratégicos na América Latina, México e Oriente Médio, consolidando-se como um dos pilares da expansão elétrica da marca.

Compartilhe