Sebrae foca em empreendedores negros em evento na bahia

Compartilhe

O Sebrae marca presença no Festival Afrofuturismo, em Salvador, Bahia, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo negro no Brasil. O evento, que acontece nesta sexta-feira (5) e sábado (6), é o maior do gênero na América Latina, reunindo discussões sobre futurismo e diversidade.

A iniciativa surge em um contexto de crescimento significativo do empreendedorismo negro no país. Dados de uma pesquisa do Sebrae, realizada em 2025, revelam que o Brasil possui mais de 16 milhões de empreendedores negros, representando um aumento de 22,1% nos últimos 10 anos.

O Festival Afrofuturismo, que chega à sua sétima edição, este ano explora o tema “Ancestrais do Futuro”, inspirado nos estudos da autora Grazi Mendez, que busca conectar o passado ancestral com as tendências de futuro, sustentabilidade e inovação. O evento transformará o Centro Histórico de Salvador em uma “Cidade Futurista”, ocupando diversos equipamentos culturais no Pelourinho.

Publicidade

No palco da Praça Tereza Batista, o Sebrae promoverá painéis com renomados empreendedores negros, abordando temas relevantes como finanças, saúde mental, pan-africanismo e empreendedorismo. Além disso, 25 startups lideradas por pessoas negras terão a oportunidade de expor seus produtos e empresas durante os dois dias de evento.

O foco do Sebrae no empreendedorismo negro visa impulsionar a formalização e o crescimento desses negócios. Apesar do grande número de afroempreendedores, apenas 26% estão formalizados. O Sebrae busca se aproximar desse público, oferecendo suporte e orientação para que seus negócios se tornem sustentáveis.

Um dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores negros é o baixo faturamento. Em média, essas empresas faturam cerca de R$ 2.400 por mês. O Sebrae busca oferecer apoio para aumentar o faturamento e fortalecer esses negócios.

O Festival Afrofuturismo oferece entrada gratuita e conta com uma programação diversificada, incluindo palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas e culturais. As atividades serão distribuídas entre a Casa Vale do Dendê e os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo, no Centro Histórico de Salvador. O evento consolida Salvador como um polo global de criatividade e inovação.

Publicidade

Fonte: agenciasebrae.com.br

Compartilhe