Impa cria olimpíada matemática inédita para professores da obmep mirim

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) anunciou a criação da primeira edição da Olimpíada de Professores da Obmep Mirim, com início previsto para 2026. A iniciativa é direcionada aos professores da educação básica, com foco na formação e no desenvolvimento de habilidades matemáticas.
Em 2022, o Impa já havia expandido a tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) com a Obmep Mirim, que inclui alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. O concurso para crianças é realizado em duas fases, nas próprias escolas dos alunos.
A nova olimpíada visa dar protagonismo aos professores, que, segundo o Impa, geralmente possuem formação em pedagogia, mas não necessariamente uma formação específica em matemática. A iniciativa busca auxiliar os docentes a superar o medo da disciplina e a se divertir com a matemática junto com seus alunos.
A prova para os professores será realizada em conjunto com a segunda fase da Obmep, entre setembro e outubro do próximo ano, em aproximadamente 9 mil locais em todo o país. Os melhores classificados serão premiados com 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze participarão de um curso de formação online para aprimorar o trabalho em sala de aula com a disciplina de matemática. Os 25 medalhistas de ouro de todo o país terão a oportunidade de participar de um curso de formação presencial no Rio, com todas as despesas pagas pelo Impa, visando auxiliar na elaboração de um projeto de trabalho com seus alunos, utilizando a dinâmica da Obmep Mirim.
Os professores receberão uma bolsa mensal de R$ 700 como apoio financeiro para investir no projeto, que deverá ser aplicado nas escolas. A iniciativa visa valorizar a relação do professor com os alunos. Desde sua criação, em 2022, a Obmep Mirim tem registrado um aumento no número de inscritos a cada ano, ultrapassando 5 milhões de participantes de 35 mil escolas em mais de 4 mil municípios do Brasil.
Os professores medalhistas de ouro que demonstrarem maior vocação para a matemática poderão ser convidados para revisão de currículo, com a possibilidade de se tornarem colaboradores do Impa, da olimpíada e de outros projetos relacionados à educação nos anos iniciais da matemática.
A olimpíada para professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental é desenvolvida em parceria com a B3 Social e conta com o apoio acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).
O anúncio da Olimpíada de Professores da Obmep Mirim integra os esforços do Compromisso Toda Matemática, uma política do Ministério da Educação (MEC) voltada ao fortalecimento da educação matemática brasileira. A iniciativa busca reconhecer os professores e melhorar a aprendizagem em matemática.

