Enem: gabaritos do primeiro dia de provas em belém já disponíveis

Compartilhe

Os gabaritos do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram aplicadas nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará.

Ao todo, 95.784 candidatos se inscreveram para realizar o exame nos três municípios. Desse total, 21.775 são concluintes do ensino médio. Belém concentrou o maior número de participantes, com 69.647 inscritos, seguido por Ananindeua, com 22.183, e Marituba, com 3.954.

O segundo dia de provas está agendado para o próximo domingo, onde os participantes serão avaliados em Ciências da Natureza e suas tecnologias, além de Matemática e suas tecnologias. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com a aplicação das provas iniciando às 13h30 e encerrando às 18h30, seguindo o horário de Brasília. É importante notar que o encerramento da prova no segundo dia é meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo.

Publicidade

O Inep informou que participantes com solicitação de tempo adicional aprovada terão direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação. Para aqueles que tiveram a solicitação de videoprova em Libras aprovada, o acréscimo será de 120 minutos.

A aplicação do Enem em datas diferenciadas nesses três municípios se deve à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, que coincidiu com o período de aplicação regular da prova em outras localidades do país.

Candidatos inscritos e confirmados para o Enem em Belém, Ananindeua e Marituba que não puderam comparecer ao exame devido a intercorrências previstas no edital têm a oportunidade de solicitar a reaplicação da prova. O período para realizar o pedido começa no dia 8 de dezembro e se estende até as 12h do dia 12 de dezembro. O Inep realizará uma análise individual de cada solicitação.

A reaplicação é destinada a candidatos que faltaram ao exame por problemas logísticos ou por terem sido acometidos por doenças infectocontagiosas. As novas provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Publicidade
Compartilhe