Resultados do enamed e revalida serão divulgados na próxima sexta-feira
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por instituições de educação superior (Revalida) 2025/2 serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 12. A data de divulgação foi alterada, pois a previsão inicial era para o dia 5.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retificou o cronograma referente às provas aplicadas em 19 de outubro. De acordo com o Inep, os exames registraram uma taxa de comparecimento de 92% entre os mais de 96,6 mil inscritos.
O Enamed é direcionado aos estudantes que estão concluindo a graduação em medicina. Além disso, médicos já formados podem utilizar os resultados em processos seletivos para especialidades médicas de acesso direto no Exame Nacional de Residência (Enare).
O período para que as instituições de ensino superior registrem a presença dos alunos na prova do Enamed se estende até o dia 11 de dezembro. Esse registro é de responsabilidade do coordenador do curso de medicina e deve ser realizado diretamente no Sistema Enade, utilizando o login e senha do Portal Gov.br.
A aplicação e os resultados da primeira etapa do Revalida 2025/2 têm como objetivo subsidiar o processo de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior. Os participantes realizaram uma prova composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha.
Em 17 de novembro, o Inep divulgou o resultado preliminar da análise dos diplomas de formação médica enviados pelos candidatos que participaram das provas da primeira etapa da segunda edição de 2025 do Revalida 2025/2.
O resultado da análise está disponível na página do participante no Sistema Revalida do Inep. Para acessar, é necessário fazer login com a conta da plataforma Gov.Br. Candidatos que não enviaram a documentação comprobatória (diploma, certificado ou declaração) de conclusão de curso entre 20 e 24 de outubro foram automaticamente reprovados e não poderão participar da próxima fase, que consiste na prova de habilidades clínicas.

