Após o momento da morte, o organismo humano inicia um processo natural chamado de decomposição, no qual uma série de reações químicas e biológicas acontecem, levando à degradação dos tecidos e órgãos. Esse processo, inicialmente, é marcado pela ação de enzimas digestivas do próprio corpo, seguido pela atividade de bactérias e fungos. Com o passar do tempo, o corpo vai se desintegrando progressivamente.
Por outro lado, a putrefação é uma fase específica dentro do processo de decomposição. Ela se inicia aproximadamente 24 horas após a morte. Nesse estágio, as bactérias anaeróbias (que não necessitam de oxigênio para viver) começam a proliferar em maior quantidade, gerando uma série de gases como o sulfeto de hidrogênio, amônia e metano. Esses gases são responsáveis pelo característico odor fétido associado à putrefação. Além disso, ocorre a liberação de líquidos resultantes da decomposição dos tecidos.
A diferença principal entre a decomposição e a putrefação reside no estágio em que ocorrem e nos processos biológicos envolvidos. Enquanto a decomposição é um processo geral de degradação dos tecidos mortos, a putrefação é uma fase específica desse processo, caracterizada pela atividade de bactérias anaeróbias e pela produção de gases e odores característicos.
(Resposta: A diferença entre decomposição e putrefação está no estágio em que ocorrem e nos processos biológicos envolvidos. Enquanto a decomposição é um processo geral de degradação dos tecidos mortos, a putrefação é uma fase específica desse processo, caracterizada pela atividade de bactérias anaeróbias e pela produção de gases e odores característicos.)