Afreximbank aloca milhões para impulsionar projetos cruciais em moçambique

Compartilhe

Moçambique pode receber até 3,5 mil milhões de dólares em financiamento do Afreximbank para projetos de infraestrutura, energia, petróleo e gás. O anúncio foi feito por Richman Dzene, diretor do gabinete do presidente do Afreximbank para pesquisa e política, após uma reunião em Maputo entre o novo presidente do banco, George Elombi, e o chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo.

A colaboração estratégica visa impulsionar o desenvolvimento de projetos que agreguem valor à economia moçambicana. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas de financiamento não apenas nos setores de energia, petróleo e gás, mas também em áreas como turismo e minerais, incluindo o seu processamento.

“O Presidente mostrou abertura em cooperar com o Afreximbank. Moçambique está aberto a trabalhar com o banco em tudo o que for necessário. Este é um banco africano e merece ser acarinhado”, afirmou Dzene, ressaltando o compromisso mútuo em garantir o sucesso de projetos estruturantes no país.

Publicidade

A Presidência moçambicana destacou o papel fundamental do Afreximbank no apoio ao comércio africano e no financiamento de projetos de grande impacto económico. Criado em 1993 sob os auspícios do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Afreximbank é uma instituição financeira multilateral que se dedica a financiar e promover o comércio intra-africano, bem como as exportações dos países africanos.

O Afreximbank registrou um lucro de 973,5 milhões de dólares em 2024, representando um aumento de 29% em relação ao ano anterior, impulsionado pelas contribuições significativas de suas subsidiárias.

Moçambique possui três megaprojetos de desenvolvimento aprovados para a exploração das reservas de GNL da bacia do Rovuma, consideradas entre as maiores do mundo. Esses projetos incluem iniciativas da TotalEnergies e da ExxonMobil, com investimentos significativos e potencial para transformar a economia do país.

Fonte: www.noticiasaominuto.com

Publicidade
Compartilhe