Agrizone: ponto de encontro do agro na cop30 para combater o clima

Compartilhe

A AgriZone, espaço temático coordenado pela Embrapa durante a COP30, foi apontada como a iniciativa que melhor representa a contribuição do setor agropecuário no enfrentamento das mudanças climáticas, segundo o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Localizada na Embrapa Amazônia Oriental, no bairro Marco, em Belém, a cerca de 1,8 km da Blue Zone, a AgriZone estará aberta ao público entre 10 e 21 de novembro, das 10h às 18h, com entrada gratuita mediante inscrição prévia ou no local.

O espaço oferece vitrines demonstrativas a campo, onde os visitantes podem aprender sobre intensificação sustentável e diversificação de sistemas produtivos. Além disso, apresenta as iniciativas da Embrapa para o desenvolvimento de protocolos de agropecuária de baixo carbono e vitrines tecnológicas voltadas para a agricultura familiar.

Publicidade

A AgriZone propõe uma programação diversificada, com exposições imersivas, painéis interativos, pavilhões com vitrines vivas e cinco auditórios que sediarão cerca de 400 atividades, incluindo palestras, workshops e painéis. O espaço também conta com áreas para alimentação, apresentações culturais, experiências gastronômicas e lançamentos de tecnologias e publicações. O objetivo é apresentar as soluções desenvolvidas pela Embrapa em colaboração com governos, empresas e produtores.

A programação da AgriZone foi estruturada a partir de uma chamada pública da Embrapa, que convidou organizações ligadas à agricultura, segurança alimentar e mudanças climáticas a apresentarem propostas de eventos e iniciativas para o espaço.

As 450 propostas recebidas foram avaliadas por um grupo de trabalho composto por pesquisadores e técnicos de diversas áreas, resultando em uma programação abrangente e inclusiva. A iniciativa reúne desde organizações não governamentais e entidades da agricultura familiar até instituições financeiras, ministérios, representantes do agronegócio e organismos internacionais.

Compartilhe