Alemanha registra novos casos de gripe aviária em granjas e aves selvagens

A Alemanha notificou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) um novo caso de gripe aviária em uma granja comercial. A notificação, datada de 8 de novembro, informa sobre a ocorrência em uma criação comercial, sem especificar o tipo de atividade desenvolvida no local.
De acordo com o Instituto Friederich-Loeffler, o país contabiliza, atualmente, 87 casos ativos de influenza aviária em granjas comerciais e outros 90 em aves selvagens. Desde o início do ano, foram detectados 117 focos da doença em criações comerciais e 928 em aves selvagens em território alemão.
A Baixa Saxônia se destaca como a região com a maior concentração de casos. Um relatório de risco do FLI, datado de 6 de novembro, aponta que entre 1º de outubro e 5 de novembro foram registrados 66 surtos de influenza aviária em aves comerciais, incluindo galinhas, gansos, patos e perus. O maior desses surtos foi registrado na Baixa Saxônia, afetando um plantel de 170 mil galinhas poedeiras.
Os dados revelam um cenário de atenção para o setor avícola alemão, com um número significativo de casos tanto em criações comerciais quanto em aves selvagens, demandando medidas de controle e prevenção para conter a disseminação do vírus e mitigar os impactos na produção. A situação na Baixa Saxônia, com o maior número de ocorrências, requer atenção especial e ações direcionadas para proteger os plantéis e evitar novas perdas.
Fonte: www.avisite.com.br


