Alerta de tempestade: 15 estados em risco com chuvas intensas

Uma intensa frente fria avança sobre o Brasil, trazendo consigo a ameaça de chuvas torrenciais e tempestades severas. O fenômeno climático já impõe alertas em 15 estados, abrangendo diversas regiões do país.
No domingo, a frente fria já demonstrava sua força no Sul, elevando o risco de eventos climáticos severos. Sua progressão para o centro-sul nesta segunda-feira amplia o alcance dos alertas, com potencial para impactar estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho, o mais alto nível de risco, para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, antecipando tempestades de forte intensidade nessas localidades.
Adicionalmente, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo estão sob alertas laranja e amarelo, indicando risco de tempestades e exigindo atenção redobrada por parte da população.
Mesmo distantes da rota direta da frente fria, o calor e a umidade presentes na porção norte e oeste do país favorecem a formação de instabilidades. O INMET também emitiu avisos laranja e amarelo para Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará e Roraima, alertando para o risco de chuvas intensas nessas áreas.
O avanço da frente fria deve se intensificar a partir da noite de domingo, reduzindo o potencial de chuvas em grande parte do Rio Grande do Sul. Contudo, o leste e o norte do estado permanecem sob alerta para chuvas muito intensas e risco de tempestades severas entre o fim da noite e o início da madrugada de segunda-feira, com atenção especial para a região de Porto Alegre, a Serra e o extremo norte.
Há previsão de que os eventos de chuvas intensas e tempestades possam vir acompanhados de queda de granizo.
Além do Rio Grande do Sul, o sul, a porção central e o oeste de Santa Catarina, o sul, o oeste e o norte do Paraná, e o oeste e o sul do Mato Grosso do Sul estão sob risco de chuvas intensas e tempestades que podem se manifestar com severidade. Instabilidades pré-frontais também podem provocar chuva forte e trovoadas no norte catarinense, no centro-norte de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte.
Durante a manhã, os riscos diminuem no Rio Grande do Sul, com previsão de chuva fraca e pontual no norte, na região de Porto Alegre e no nordeste. Os alertas persistem para o meio-oeste de Santa Catarina, para o norte, o centro e todo o oeste do Paraná, o sul, o centro e o oeste do Mato Grosso do Sul, e para as regiões de São Paulo que fazem divisa com o estado paranaense. Chuva fraca e pontual também pode ocorrer no norte de São Paulo e na porção central de Minas Gerais.
No período da tarde, a frente fria deverá se posicionar de forma costeira no Sudeste, organizando instabilidades em mais áreas. Alerta de chuvas intensas e risco de tempestades severas no centro-sul do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, no centro-sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Paraná e na porção central e em todo o leste de Santa Catarina. Essa condição deve se manter até o fim do dia e início da noite.
No período noturno, o potencial de chuvas aumenta para o sul de Goiás e para a região do Triângulo Mineiro. Apesar do risco de tempestades e de chuvas intensas, a precipitação deve acontecer de forma mais pontual, assim como no norte e leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Paraná e na porção central de Santa Catarina.
Para os estados do Norte, as chuvas devem ocorrer de forma esparsa, iniciando durante a tarde e aumentando de intensidade à noite em Rondônia e no Amazonas, sem que haja risco ou razões para alertas.
Fonte: www.tempo.com


