Brasil terá centro para estudar como o metabolismo influencia doenças

Compartilhe

USP investe em centro de pesquisa sobre metabolismo e doenças

Um novo centro de pesquisa dedicado ao estudo do metabolismo e sua influência em diversas doenças será instalado na Universidade de São Paulo (USP). O objetivo é aprofundar a compreensão dos processos metabólicos e buscar novos tratamentos para enfermidades como o câncer, além de outras patologias.

O Centro de Metabolismo (CoMeta) representará um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões. A estrutura física, com dois andares e 2.500 metros quadrados, visa reunir os quatro grupos de pesquisa da USP que já atuam na área do metabolismo em diferentes unidades da universidade. A iniciativa prevê ainda a seleção de outros grupos de pesquisa para integrar o projeto no futuro.

Publicidade

O novo centro contará com uma central analítica equipada com instrumentos de última geração, além de um biotério para animais de pesquisa e salas dedicadas à cultura de células, microscopia e outras especialidades. A expectativa é que a construção se inicie nos próximos meses, dependendo da aprovação do projeto executivo da obra. A data de inauguração ainda não foi divulgada.

Um dos principais focos do CoMeta será a identificação de processos metabólicos vitais para parasitas, visando o desenvolvimento de fármacos capazes de eliminar esses invasores sem prejudicar o hospedeiro. Essa linha de pesquisa poderá contribuir para o desenvolvimento de novas formas de combate a doenças como a doença de Chagas e a leishmaniose.

Outra área de atuação será o estudo do metabolismo da nutrição, investigando como o organismo processa, utiliza e armazena a energia presente nos alimentos, e seus impactos na saúde. O centro também abrigará pesquisas sobre alterações metabólicas associadas ao câncer, buscando novas formas de tratamento e prevenção.

Compartilhe