Carne de frango: exportações brasileiras devem crescer pouco em 2025

O setor de exportação de carne de frango no Brasil enfrenta uma leve desaceleração, conforme novas projeções. A ocorrência de um caso de Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP) na avicultura comercial brasileira impactará o volume a ser exportado em 2025, com uma redução estimada em 184 mil toneladas em relação às previsões iniciais.
No primeiro semestre deste ano, a expectativa era alcançar 5,330 milhões de toneladas. A estimativa atual aponta para 5,146 milhões de toneladas. Apesar da diminuição, este número ainda representa um pequeno incremento de 0,27% em comparação com o ano anterior.
Essa mudança no cenário resultará em uma ligeira retração na participação brasileira no mercado global de exportações de carne de frango. A fatia do Brasil, que era de 31,09% no ano passado, deve diminuir para 30,84% em 2025.
Entretanto, o Brasil não é o único a enfrentar essa perda de participação. A União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA) também devem registrar quedas significativas, com reduções de mais de 3% e quase 4,5%, respectivamente.
Nesse contexto, China, Rússia e Tailândia se destacam como os principais beneficiados. A China, em particular, projeta um aumento de quase 23% em suas exportações em comparação com 2024, impulsionando sua participação nas exportações totais em 21,5%. Ainda assim, o volume exportado pela China representará pouco mais de um quarto das exportações brasileiras.
O cenário global da exportação de carne de frango apresenta um rearranjo nas participações de mercado, com alguns países perdendo espaço e outros ganhando, em um contexto de desafios sanitários e oportunidades de crescimento.
Fonte: www.avisite.com.br


